Cuidados com os idosos devem ser redobrados no Final de Ano

Para os idosos que preferem a comodidade de um lar, sem a agitação do final de ano ou que necessitam de mais cuidados – as casas de repouso podem ser uma boa opção, pois podem ser assistidos por profissionais comprometidos e qualificados

O mês de dezembro é marcado pelas Festas de Final de Ano e também o período em que as pessoas planejam os passeios e as férias.  E, para as famílias, com idosos é preciso ficar atento e redobrar os cuidados, conforme alertam os especialistas.

“Temos que ser prudentes em relação aos idosos – neste período do ano. A alimentação, os horários, a agitação – podem afetar a saúde e o comportamento deles. Por isso, merecem cuidados especiais – principalmente se eles já carregam alguma doença”, ressalta o Médico Clinico Geral e Cardiologista e fundador da Morada La Vie, Dr Valdir Lippi Jr.

Para não comprometer a saúde dos idosos, a alimentação nas ceias de Natal e Ano Novo devem ser balanceadas. “Os idosos tem uma maior sensibilidade corporal e uma baixa tolerância intestinal em relação às mudanças de rotina. Em caso de comidas típicas de fim de ano, os temperos devem estar suaves, o teor de gordura reduzido e a menor quantidade possível de alimentos industrializados ou semi-prontos”, explica o médico.

As bebidas alcóolicas também devem ser evitadas como explica o médico. “O cuidado principal em relação às bebidas alcoólicas nos idosos é a interação com as medicações. É muito comum a partir dos 65 anos o uso de antidepressivos e medicações que interferem no funcionamento cerebral. Porém, desde que supervisionado pelo médico, pequenas quantidades preferencialmente bebidas de baixo teor alcoólico podem ser consumidas”.

Idosos e as viagens

Antes de viagens longas é necessário que a família do idoso fique atenta a algumas recomendações. “O Idosos tem maior risco de trombose por menor eficiência da circulação das pernas com alto índice de varizes. Incontinência urinária também é algo comum. Os idosos não conseguem segurar por muito tempo suas necessidades fisiológicas”, explica o clinico geral.

Os cuidados com a exposição ao sol em viagens de carro também devem ser observadas. “Além de realizar paradas tanto para caminhadas – com o intuito de reduzir o risco de tromboses das pernas, – beber água e idas ao banheiro”, comenta a Fisioterapeuta Marcia C. Skora e fundadora da Morada La Vie.

Já em viagens de avião ou mais de seis horas, ou seja, localização distante é necessária à realização de uma consulta médica pré-viagem. “É importante para uma avaliação de cuidados específicos a serem tomados de acordo com cada destino. Para isto incluímos desde possíveis vacinações até medicações preventivas”, orienta Dr. Valdir.

Opções para os idosos

Para os idosos que preferem a comodidade de um lar, sem a agitação do final de ano ou que necessitam de mais cuidados – as casas de repouso podem ser uma boa opção, pois podem ser assistidos por profissionais comprometidos e qualificados.

“O idoso terá além de cuidados básicos garantidos como alimentação, higiene e medicação, um convívio social rico em interatividade, atividades e estímulo”, ressalta o médico.

Na Morada La Vie a alimentação é composta de seis refeições diárias e realizada de maneira cuidadosa e especializada – em cozinha da própria instituição. “O cardápio balanceado, elaborado por uma nutricionista especializada é rico em frutas, legumes, proteínas e demais alimentos essenciais à saúde nesta idade da vida”, enfatiza o médico.

Preconceito precisa ser combatido

Lembrando que as casas de repouso contam com tratamento humanizado aos idosos, reabilitação e melhora da qualidade de vida e interação social. Porém, muitas vezes, por falta de conhecimento ou informação, ainda há muito preconceito e erroneamente há pessoas que consideram as casas de repouso como algo negativo.

“Infelizmente este é um preconceito que precisa ser combatido. Hoje, deixamos crianças em escolas em período integral acreditando que trará benefícios desta estadia. Por que no idoso seria abandono? Ele passará o dia em contato com diversos idosos e profissionais que o estimularão a desenvolver suas capacidades. Praticará a interatividade, conversará com outros idosos, terá um espaço exclusivo para o descanso e todas as demais necessidades básicas como alimentação completa, seis ao dia. Além de higiene e medicação rigorosa com serviço médico. Isto não é abandono e sim buscar o melhor que pode se dar ao seu familiar”, explica Dr. Valdir.

Programação

Para manter os idosos interagidos a Morada La Vie possui uma programação diferenciada para os idosos. A prática de educação física duas vezes na semana, educação artística, terapia ocupacional e musicalização. “Incentivá-los para que participem de uma comunidade de pessoas da mesma idade e conscientizá-los que ficarem parados em casa – em uma poltrona em a frente à televisão, não trará benefício nenhum”, enfatiza a Fisioterapeuta Marcia C. Skora e fundadora da Morada La Vie.

Durante a estadia na Morada La Vie, os idosos participarão de atividades diárias, que visam estimular a memória e capacidade mental, além da leitura. “A morada La Vie está pronta para receber o seu familiar neste período de férias da família. Em nossa casa, a supervisão é integral. Sendo, a única, a contar médico Clínico e Cardiologista de sobreaviso 24horas”, ressalta Dr. Valdir.

Sobre a Morada La Vie

A morada traz a família e ao idoso um ambiente aconchegante, seguro e adequado. Todos os colaboradores são formados e com experiência profissional – para atender a necessidade de cada idoso. Com muita alegria e possibilidade de autonomia, o modelo de hospedagem da Morada La Vie é totalmente diferenciado e único, adequando-se ao momento e horários das famílias.

Entre os serviços disponíveis estão o atendimento humanizado, funcionamento 24h, avaliação clínica e geriátrica, terapia ocupacional, serviços para ambos os sexos, serviços leva e traz, atividades diárias e o local é totalmente protegido. A capacidade atual é para 12 idosos residentes, além dos pacientes que recebem cuidados apenas ao dia.

A morada foi idealizada por dois fundadores, amantes da vida e do cuidado com o próximo. A Fisioterapeuta Marcia C. Skora, pós-graduada em Fisioterapia em Gerontologia, e experiência em Residência de Idosos, Grupos para terceira Idade e Atendimento Domiciliar. E pelo Médico Clínico e Cardiologista, Dr. Valdir Lippi Jr (CRM-PR: 24.890) e professor da disciplina de Clínica médica e Cardiologia da Universidade Positivo.

Serviço:

Morada La Vie

Local: Av. Desembargador Hugo Simas, nº 1435 – Bom Retiro.

Contato: 41 3013-1318 ou pelo e-mail: contato@moradalavie.com.br

Morada La Vie ©